segunda-feira, 18 de maio de 2009

Passando a Régua - Ed. n. 787

* Coluna publicada na edição nº 787 do Jornal Diário do Norte


"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la".

Barbara Pletcher


18 de maio
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Comemoração
A UEG - Uruaçu está em festa, comemorando os 15 anos de ensino superior na cidade e os dez anos de criação da Universidade Estadual de Goiás! A primeira atividade comemorativa foi um seminário promovido pelo curso de História, com o tema 'Expansão do Capitalismo no Norte do Brasil', nos dias 7 e 8 de maio, com exposição dos trabalhos acadêmicos; um ato simbólico de descerramento da placa com o slogan alusivo aos 15 anos do ensino superior no município também está previsto; e, está agendado para o próximo dia 20, um seminário de Formação Acadêmica para servidores da UEG do norte goiano, diretores e secretários da rede de ensino público, que acontecerá no Memorial Serra da Mesa. Para encerrar as comemorações, no dia 28 haverá o I Festival de Música da UEG, a partir das 20 horas.


Direitos iguais
O governo federal lançou no dia 14 de maio, em Brasília, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O plano é composto por 51 diretrizes, que devem ser transformadas em políticas de Estado. Entre elas estão a legalização do direito de adoção dos casais que vivem em parceria homoafetiva e o reconhecimento dos direitos civis de casais homossexuais.


Corrupção
'O que você tem a ver com a corrupção?’ é um projeto que tem por objetivo ajudar na prevenção a ocorrência de novos atos de corrupção e a consequente diminuição dos processos extrajudiciais e judiciais, por meio da educação das gerações futuras, estímulo a denúncias populares e a efetiva punição de corruptos e corruptores. O projeto visa acabar com a impunidade. Os interessados em participar do projeto é só acessar o site www.oquevocetemavercomacorrupcao.com .


Parabéns
Dom Adair José Guimarães, bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia, pelo seu aniversário de ordenação episcopal, em 17 de maio!


Parabéns II
A Academia Uruaçuense de Letras, fundada em 1998, completa 11 anos! No momento a AUL passa por reestruturação, com alteração do estatuto, entrada de novos membros e eleição de diretoria.


Setor Universitário
Projeto de Lei - 004 de 13/04/2009, de autoria do vereador Noraldino Antonio dos Reis, "Dispõe sobre a mudança do nome do Setor Sul I e II para "Setor Universitário", nesta cidade [Uruaçu]..."

_______________________________________________


Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: