segunda-feira, 22 de junho de 2009

De onde vieram as supertições?

As superstições existem desde que o homem se entende por gente, ou seja, desde a pré-história, e, por mais difícil que possa ser imaginar, ajudaram a humanidade a sobreviver até os dias de hoje. Um exemplo disse é um barulhão, que indica problema, ou em outras palavras, dá o fora que atrás vem gente!Quem nunca deixou de fazer algo pro alguma coisa besta, como não passar em baixo de uma escada porquê dá azar?Bom, aqui eu vou mostrar como surgiram algumas das mais conhecidas superstições, crendices e amuletos populares:

Não passar debaixo de escadas
Há duas origens possíveis para essa crendice. A primeira tem relação com a Santíssima Trindade, ou seja, três espíritos que formam um triângulo, que no caso seria a escada encostada na parede. Segundo ela quem ousasse ultrapassar o limite da Trindade sofreria castigos inimagináveis. A segunda, surgida na Europa Medieval, refere-se a invasão de castelos com escadas. Como era comum o derramamento de óleo fervendo sobre os muros, quem estivesse debaixo da escada poderia tomar um banho letal.

Quebrar espelhos dá azar
Começou com os gregos, os quais costumavam se olhar em tigelas com água e ver suas imagens refletidas. Se a tigela caisse e quebrasse era considerado um presságio de morte. Mais tarde, essa superstição foi adaptada pelos romanos, que impuseram os 7 anos de azar. Muito mais tarde, na Idade Média, os espelhos eram muito caros e, para preservá-los de empregadas desastradas, as patroas incentivaram essa crendice.
.
Bater na madeira
Uma das mais antigas superstições, encontrada até mesmo com os índios americanos, que costumavam dar pancadinhas nas árvores para livrar-se do azar, uma vez que muitos povos antigos acreditavam que as árvores eram a morada dos deuses.

Orelhas fervendo
Não se sabe quando surgiu, mas a maioria das pessoas um dia já ouviu que quando suas orelhas estão quentes é porquê há alguém falando mal de você. Imagina-se que isso ocorreu na época romana, quando acreditava-se na existência de uma substância no ar capaz de carregar emoções a longas distâncias. Verdade ou não, para fazer com que a pessoa que está falando mal de você morda a lingua basta morder de leve a gola da camiseta.
.
Trevos de quatro folhas dá sorte
Imagina-se que esse amuleto tenha ficado famoso com os druidas cerca um milênio antes de Cristo. Segundo eles o trevo de quatro folhas afastaria os demônios na floresta e, claro, em uma época onde a fé era tão importante, o trevo pegou. Levava-se em conta também a sua raridade na natureza, uma vez que a maioria dos trevos possui apenas 3 folhas.

Gato preto dá azar
Na Idade Média os gatos pretos eram associados a criaturas de força oculta e das trevas, ou seja, eram ligados a bruxaria. Muitos acreditavam que eram as próprias bruxas disfarçadas. Bom, loucuras a parte, o medo era tanto que nos seculo XV o papa Inocêncio VIII colocou os gatos negros na lista da Santa Inquisição.Bom, eu não acredito em superstições, mas vou confessar que fiquei abalado nesse verão quando coloquei o pé para fora de casa numa noite de trovoada e quando levantei a cabeça um gato preto estava sentado em frente ao portão me encarando e um relâmpago caiu logo atrás dele.
.
Sexta-feira 13
O melhor para o final, é claro. A maldita Sexta-Feira 13 tem origem em duas lendas do norte da Europa, sendo reforçadas através dos séculos pelo povo e pela religião. Segundo a primeira, o Deus das Trevas Loki teria invadido a morada dos deuses e matado o mais amado dos deus. A partir de então, a data tornou-se sinônimo de desgraças. A outra lenda diz que a bela deusa do amor Friga teria sido exilada pelos outros deuses, passadno então a fazer reuniões secretas com 11 bruxas e o Demônio. A Igreja na Idade Média reforçou a superstição com o ato bíblico da reunião de 13 pessoas em uma sexta-feira 13 antes da crucificação de Cristo.

Verdade ou bobagem, mas um estudo de uma seguradoura britânica chegou ao resultado de que em sextas-feiras 13 o número de acidentes de automóveis é maior que nas sextas comuns, e, talvez por mera coincidência, 13% maior.

Bom é isso. E você, é supersticioso? Não deixe de contribuir com a sua opinião.

Nenhum comentário: