terça-feira, 21 de julho de 2009

Palavras cruzadas melhoram vocabulário de alunos

Will Shortz, autor das palavras cruzadas do New York Times com diploma em enigmista pela universidade de Indiana, nos Estados Unidos
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Fazer palavras cruzadas, além de passar o tempo, contribui para a melhoria do vocabulário e treina a memória. Bons resultados vêm sendo obtidos em escolas de todo o País que usam revistas de palavras cruzadas em sala de aula. Cerca de quatro milhões de crianças e jovens, estudantes da 1ª à 8ª séries, já foram beneficiados.

Trata-se do Projeto "Coquetel nas Escolas", desenvolvido desde 2001 pela Ediouro e que conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC).A iniciativa já chega a 18 mil escolas em todo o Brasil, em capitais e no interior dos Estados.

De acordo com a editora, as palavras cruzadas, na percepção de muitos educadores, tornam as aulas mais leves e divertidas, distraindo e ensinando os estudantes ao mesmo tempo. As novas palavras e expressões contribuem para a melhora do vocabulário, ajudam a aperfeiçoar a ortografia e desenvolvem o raciocínio e a memória.

Segundo a professora Rosana Vedor Gonçalves, da EMEF Bernardo José Maria de Lorena, em Cubatão (SP), o projeto desenvolvido com duas classes de 1ª série foi "magnífico". "Os alunos ficaram mais produtivos e interessados no hábito de ler e escrever corretamente", conta.
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