sexta-feira, 21 de agosto de 2009

20 de agosto - Dia do Maçom

A Maçonaria é uma associação universal de homens livres e de bons costumes cultivando entre si a justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade. Os Maçons estruturam-se em células autónomas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si", e reúnem-se nas designadas oficinas ou lojas. Trata-se de uma obediência iniciática, filosófica, filantrópica e educativa.

Cada Loja Maçónica é composta pelo venerável mestre ou presidente, que preside e orienta a reunião por um mandato; primeiro vigilante, que conduz os trabalhos e trata da organização e disciplina em geral; segundo vigilante, que adestra os aprendizes; orador, que sumariza os trabalhos e reúne as conclusões; secretário, que redige as actas e trata da sua conservação e é responsável pelas relações administrativas entre a loja e a obediência; mestre de cerimônias, que introduz na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o experto nas cerimônias de iniciação; tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da loja e vela pela sua organização financeira. Os cargos do venerável ao secretário são chamados as luzes da oficina.

De onde veio?

A Maçonaria Universal utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos, cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação a cada grau e os ensinamentos são transmitidos através de representações e símbolos.

O nome "Maçonaria" provém do françês maçonnerie ou do inglês masonry que significa "construção". Esta construção é feita pelo maçom em suas lojas (Lodges). Defende-se também que a palavra é mais antiga e tem origem na expressão copta Phree Messen, cujo significado é "filhos da luz".

Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem extrair-lhe forma ou polimento e o free mason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.

A Maçonaria Simbólica compreende três graus:

Aprendiz
Companheiro
Mestre

Colunas Maçónicas

A maçonaria, como a conhecemos hoje, segundo o Dicionário da Maçonaria, de Joaquim Gervásio de Figueiredo, no verbete Franco-maçonaria, "foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres". O termo maçom, segundo o mesmo Dicionário, provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer "pedreiro", e do alemão metz, "cortador de pedra". A origem da maçonaria está ligada às lendas de Ísis e Osíris, Egito; ao culto a Mitra, vindo até a Ordem dos Templários e a Fraternidade Rosa Cruz. Em 1723, O Rev. Anglicano James Anderson publicou as Constituições da Maçonaria, sendo até hoje documentos universalmente aceitos como base de todas as lojas maçônicas.

Ritos

Os ritos ou procedimentos ritualísticos, são métodos utilizados para transmitir os ensinamentos e organizar as cerimónias maçônicas. Entre os principais destacam-se:

Rito Escocês Antigo e Aceito
Rito de York
Rito Schröder
Rito Moderno
Rito Brasileiro
Rito Adonhiramita
Rito Escocês Retificado
No mundo existem mais de 200 ritos praticados actualmente, porém os mais utilizados são o de Rito de York e o Rito Escocês.

Outra classe de Ritos maçônicos menos comuns destacam-se pela abordagem mais esotérica e espiritualista como são os Ritos denominados Misraim e Memphis.

Graus

A Iniciação a maçonaria é composta por Graus Simbólicos e Filosóficos, variando de rito para rito.

A constituição dos três primeiros graus é obrigatória e está prevista nos landmarks da Ordem.

O trabalho realizado nos graus ditos "superiores" ou filosóficos é optativo e de caráter filosófico. Existem diversos sistemas de graus superiores, como o de 33 graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, o de 13 graus do Rito de York, o de 97 graus do Misraim e Memphis etc.

Obediências

A Maçonaria no mundo se divide em Obediências Maçônicas designadas Grande Loja, Grande Oriente ou simplesmente Ordem Maçônica. São unidades administrativas diferentes, que agrupam diversas Lojas, mas que propagam os mesmos ideais.

No Brasil

GLUSA – Grande Loja Unida Sul Americana
Grande Oriente do Brasil - com Grandes Orientes Estaduais
GLOB - Grandes Loja do Brasil
CMSB - Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (Grandes Lojas Estaduais)
COMAB - Grandes Orientes Independentes
OI - Obediências Independentes, que estão muito em voga atualmente, tem caráter simples.
GOIB - Grande Oriente Interiorano do Brasil e seus Orientes Estaduais.
PGLSNB - Primeira Grande Loja Symbólica Nacional Brasileira.
GLESP - Grande Loja Maçonica do Estado de São Paulo
GLP - Grande Loja do Paraná
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: