sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Saúde do Homem

Homem que se cuida não perde o melhor da vida

O Ministério da Saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde), em parceria com os Centros de Saúde dos municípios, lançaram a campanha, denominada em Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Essa campanha foi lançada, devido, a necessidade de se ter um cuidado especial em relação a saúde dos homens, pois segundo pesquisas realizadas, os homens vivem sete anos em média menos do que as mulheres e de cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. São vários os fatores que acontecem para o favorecimento desses resultados, entre eles:

- Têm mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, pressão alta, tendência à obesidade e não praticam atividade física com regularidade, entre outros problemas;

- Têm medo de descobrir doenças;

- Acham que nunca vão adoecer e por isso não se cuidam;

- Não procuram os serviços de saúde e não seguem os tratamentos recomendados;

- Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho;

- Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade;

- Estão envolvidos na maioria das situações de violência.

Muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os serviços de saúde, evitando a dor física, emocional e o sofrimento da sua família. A saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros e é com o objetivo de melhorar o atendimento à saúde da população masculina que o Ministério da Saúde, lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Para atender e dar todo suporte necessário a população masculina, os Centros de Saúde, UBS (Unidade Básica de Saúde) e ESF (Estratégia Saúde da Família) estão dedicando um maior e melhor atendimento, dando um treinamento específico aos profissionais da saúde. Além de todo atendimento, estão sendo realizadas campanhas educativas, com distribuição de cartilhas que relatam sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) e de cânceres e hábitos de vida mais saudáveis.

Prevenir a doença no homem é melhorar sua saúde e qualidade de vida, portanto, adote uma alimentação saudável; não fume e evite bebidas alcoólicas e pratique exercícios físicos. Para maiores informações procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.


Nenhum comentário: