segunda-feira, 12 de abril de 2010

A beleza pode ser muito feia

Obsessão de beleza

A anorexia é um distúrbio alimentar causado por insuficiência de alimento controlado por uma dieta rígida. Jovens buscam constantemente um corpo “perfeito”, belo, magro, magríssimo. A motivação desta busca esta em uma mídia ilusória, que cria ao telespectador o modelo ideal de aparência física. Quando eles buscam esta beleza intensamente pode provocar o inicio da anorexia.

Esta doença envolve o psicológico destas pessoas que procuram a qualquer custo uma auto-imagem seguida por um modelo da mídia. E ainda se iludem achando que ao chegar nesse “modelo” (magríssima) é estar feliz.

Feliz? Sem comer, se comer vomita? Como sobreviver diante de náuseas, dores fortes no estômago, enxaqueca, ânsia de vomitar e perda de quilo conseqüentemente. Ainda depressão, auto-estima baixa, estresse. São vitimas que tem seus sonhos, planos e vida destruída.

No Brasil, a média é de que 100 mil adolescentes tenham caído na armadilha dos distúrbios alimentares, classificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como distúrbios psiquiátricos. Cerca de 90% dos casos são em garotas, 20% destes casos levam a óbito.

A modelo paulista Ana Carolina Reston Macan, 21, morreu no ano passado em são Paulo, por conseqüência da “obsessão de magreza”. Especialista no assunto afirma que “A busca obcecada pela magreza absoluta não é o único fator que desencadeia a doença. Conflitos familiares e com a própria sexualidade podem instigar o surgimento desses distúrbios”. O efeito do tratamento é discutível.

Este padrão de beleza precisa ser deletado da cabeça destes jovens, para isso é necessário eliminar a idéia de que a magreza é beleza. O exagero leva ao descontrole. E o descontrole mostra a infelicidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cada vez mais é comum ver as consequencias da mídia em nossa vida cotidiana.
Perfeição não existe,
e não é dever de ninguém satisfazer aos outros
"quem não agrada a si mesmo
não agrada a ninguém"
Beeijos ♥