terça-feira, 27 de abril de 2010

Vigorexia

Vigorexia é o transtorno obsessivo-compulsivo em que o indivíduo busca o corpo musculoso ideal. É como um anoréxico sempre se vê gordo: ele sempre se ver fraco e inferior.
.
Esse distúrbio disfórmico corporal e muscular atinge mais a porção masculina da sociedade. Mas vários casos são com as mulheres. Pela influência da mídia, a pessoa - que é geralmente tímida e/ou introvertida - começa a buscar esse ideal de musculatura. Só que o problema que o indivíduo força o corpo a limites extremos sem se importar com as conseqüências: só quer seu corpo ''saradinho''.
.
O vigoréxico passa a comer mais (uma pessoa normal come em média 2.500 calorias diárias; o vigoréxico, 4.500), adere ao uso de anabolizantes e esteróides. E como vocês devem saber, o uso excessivos dessas substâncias causa a diminuição dos testículos, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, lesões hepáticas, disfunções sexuais e aumenta a propensão de câncer de próstata.
.
Acaba que ele começa a deixar suas atividades socias de lado para ir a academia. E se não vai, se sente culpado por isso.
.
A vigorexia causa insônia, falta de apetite, irritabilidade, desinteresse sexual, fraqueza, cansaço e dificuldade de concentração.
.
Isso tem acontecido muito na porção mais jovem da sociedade. E só um detalhe, garotos: pessoas fortes demais ficam feias. u.u
.
É um problema sério. Você acaba com seu corpo. É diferente você malhar regularmente com um profissional e malhar por conta própria.
.
Cuidem-se. o/
.
.

Nenhum comentário: