domingo, 1 de agosto de 2010

1° de agosto - Dia do Selo Postal Brasileiro

É certo que, vez ou outra, surgem datas comemorativas atípicas e que não são de conhecimento geral, enquanto que outras ocasiões são rotuladas como datas comerciais, criadas meramente para impulsionar o consumismo no comércio. Há ainda aquelas comemorações em que há um sentido nobre, a partir de acontecimentos que revolucionaram o cotidiano da sociedade, o Dia do Selo Postal é um deles.

Até meados do século 18, as correspondências eram entregues por carteiros, mas era o destinatário quem pagava por elas. Nesse contexto, muitas não eram aceitas e o prejuízo dos Correios era grande.

Conta-se que o primeiro selo, conhecido como Penny Black, teve surgimento na Inglaterra, em maio de 1840, e foi criado para reorganizar os serviços postais e conter os problemas das correspondências retornáveis.

No Brasil o Dia do Selo Postal é comemorado em 1º de agosto por se tratar da data de emissão do trio “Olho-de-boi”, os primeiros selos do país. A elaboração dessa ferramenta trouxe mais organização e agilidade aos Correios, otimizando a correspondência na sociedade brasileira.

Para saber mais visite o
Site dos Correios.
.
.
.

Nenhum comentário: