quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Colocando ordem na bagunça

Sabe quando você acorda empolgado pra por algum projeto em dia, mas não consegue encontrar os arquivos necessários dentro do seu computador? Ou quando pensa naquela produção mais fashion mas encontra as roupas acumuladas em cima da cadeira ou amontoadas no mancebo do quarto? Ou ainda quer fazer aquela receita e os mantimentos estão todos jogados no armário? Pois é. Abrir um armário e ver as roupas caírem em cima de você ou abrir aquela gaveta procurando aquele documento importante e se deparar com um mooooonte de papel de banco no caminho é muuuito cansativo. Dá preguiça, uma certa imobilidade. Desmotiva mesmo. Bom, por experiência própria digo que bagunça é inimiga da prosperidade.
.
Manter a casa e o ambiente de trabalho organizados é como manter a mente organizada. O ato simples de arrumar as roupas, lavar a louça e organizar a mesa já ajuda a ordenar os pensamentos.

O Feng Shui Interior é uma corrente do Feng Shui que mistura aspectos psicológicos das pessoas com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes. E promete ajudar tanto na bagunça material quanto mental.

Veja abaixo uma listinha de sugestões que podem por ordem na sua bagunça diária.

1) Jogue fora o jornal de anteontem.

2) Somente coloque uma coisa nova em casa - roupas, aparelhos eletrônicos, apetrechos de cozinha - quando se livrar de algo que não serve mais. Não jogue fora, doe.

3) Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as diariamente.

4) Guarde coisas semelhantes no mesmo lugar. Arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique com aquelas que você realmente usa.

5) Eleja um dia da semana para jogar papéis fora. Muita mala direta recebida pelo correio, jornais e revistas da semana passada acumulam poeira e bloqueiam o fluxo de energia no ambiente.

6) Eleja um dia do mês para fazer uma limpeza geral. Use caixas de papelão para organizar o que é lixo, o que deve ser consertado, reciclado, doação.

7) Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo. Faça tudo no seu ritmo, coloque uma roupa confortável e uma música que te traga boas lembranças. Observe o fluxo de pensamentos no começo da arrumação. E veja se, no final, foi possível fazer uma limpeza na frequencia de pensamentos negativos.

8) Faça uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as suas energias. Se fixar no passado ou só viver pensando no futuro podem acabar com o equilíbrio emocional. A mente é tão poderosa que muitas vezes não percebemos o fluxo de pensamentos.
.
Veja abaixo uma lista de dicas de como evitar uma crise energética pessoal.

1) Maus hábitos e falta de cuidado com o corpo: descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade não podem ser desculpa para a negligência com a saúde física e mental.

2) Pensamentos obsessivos: pensar gasta energia. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à sua qualidade. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.

3) Sentimentos tóxicos: choques emocionais, raiva, ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos também esgotam as energias. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

4) Fugir do presente: as energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis.Por outro lado, pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E não existe nada além do presente. Passado e Futuro não existem.

5) Falta de perdão: perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Quanto mais perdoamos, mais nos desprendemos da energia do passado. O perdão é uma atitude inteligente para se viver bem e ter os caminhos livres para a felicidade. O perdão é fundamental para abrir espaço para o novo e viver intensamente.

6) Mentira pessoal: todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Deixe o personagem de lado e seja você o herói da sua vida.

7) Viver a vida do outro: ninguém vive só. Por meio dos relacionamentos evoluímos e nos realizamos. Mas é preciso saber amadurecer nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo com esses problemas fica sem energia para construir a própria vida.

8) Bagunça e projetos inacabados: a bagunça pode causar confusão mental e emocional. Um truque bacana quando a vida estiver confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos. Não terminar as tarefas é outro escape de energia. Todas as vezes que você vê um trabalho inacabado parece que ele lhe diz: "você não me terminou" E essa cobrança inconsciente gasta uma energia tremenda. Dê começo, meio e fim para suas tarefas diárias e se for preciso, estabeleça prazos para finalizar projetos.
.
9) Estar distante da natureza: a natureza é a nossa maior fonte de alimento energético. Por meio dela, promovemos uma limpeza das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais desequilibrados, esquece dessa fonte original de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro. Quando possível ande descalço na grama, procure lugares arborizados, com lagos e rios para respirar ar puro. Quinze minutos ao sol, pisando o chão e respirando profundamente podem fazer uma transformação energética e mental importante para seguir com as tarefas diárias.

Portanto se você pensa em aplicar o Feng Shui na sua casa, atenção para seu padrão energético. Os efeitos positivos de modificar móveis de lugar podem ser potencializados com a energia pessoal elevada. Lembre-se: o ambiente faz a pessoa, e vice-versa.

Boas vibrações pra você!!!

.

Nenhum comentário: